sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

3

Dicas Para Uma Boa Edição/Montagem

E aí pessoal! à pedido de alguns arteiros, eu vou dar umas dicas básicas pra vocês, de como fazer uma montagem simples, mais especificadamente, igual à que eu fiz do tigre gigante (Três posts abaixo deste).

PRIMEIRO PASSO- escolhendo a imagem principal.

Como em um filme ou novela, o seu trabalho precisa de um protagonista. Pode ser uma pessoa, um animal, um objeto, o que quer que seja. É para esse objeto que as pessoas vão olhar e todos os outros elementos da imagem vão depender.

SEGUNDO PASSO- Tenha a ideia em mente!

Antes de começar o trabalho, é importante que você pré visualize em sua cabeça como ele ficará depois de pronto. O bom disso é que você já traça um objetivo, e não fica vagando à toa durante a produção. É lógico, que no meio do seu trabalho, novas ideias, melhores ou piores do que a inicial surgirão, e isso é muito importante para a realização de um bom trabalho.

TERCEIRO PASSO- O novo fundo...

Já que é uma montagem, muito provavelmente você irá querer confeccionar um novo fundo pra jogar o protagonista em cima, certo? Portanto, escolha uma imagem que lhe agrade e que possa também agradar que irá ver... Nada de imagens borradas ou pequenas, prefira imagens em alta definição para trabalhar, por que por mais interessante que seja sua ideia, não ficará bonita em uma imagem desfocada ou cheia de quadrinhos. A imagem de fundo deve combinar com as cores do seu protagonista, e é o que vamos ver abaixo:

O CONTROLE DAS CORES:

Não dá pra você deixar a imagem principal com uma tonalidade de saturação/brilho/contraste de uma maneira, e o fundo totalmente de outra... Por isso, faça um balanço geral de todos os objetos de sua composição, e ajuste a sua saturação, brilho, contraste e outras definições que queira de acordo com o fundo da imagem... Mas não que o fundo também não precise de ajustes! Daí vai de sua escolha ver o que está bom, o importante é que os objetos combinem entre si, parecendo que não é uma montagem. Outro ponto importante, é observar os focos de luz de uma imagem. Coloque um brilho à mais nos objetos que estiverem atingidos por algum foco de luz já existente na imagem de fundo, ou algum foco de luz que você mesmo criou.



AJUSTANDO OS RECORTES:

É inevitável que você faça recortes de objetos em suas montagens... Provavelmente o seu protagonista está em um ambiente, e você quer colocá-lo em outro totalmente diferente... Para isso devemos recortá-lo de lá e colocar no novo fundo. Eu gosto bastante de utilizar a ferramenta caminho no Corel Photo Paint (No Ps é a Caneta). Ela garante uma boa definição de detalhes e das extremidades do recorte. (Veja o tutorial de recorte com essa ferramenta clicando AQUI). Mas nenhum recorte fica totalmente perfeito de primeira, é necessário que você faça alguns ajustes em suas bordas, retirando pedacinhos que ficaram lá de intrometidos, e no caso de animais, como no tigre que fiz, é necessário que você refaça os pelos (Utilizando a ferramenta de efeito Borrar). É o mesmo caso de cabelos e quaisquer superfícies peludas/felpudas... Na maioria das vezes é besteira você sofrer com a ferramenta caminho para recortar todos os fiozinhos de cabelo, sendo que você pode fazer um recorte mais simples e depois concertar mais facilmente.



ADICIONANDO MAIS ELEMENTOS:

 Na montagem do tigre eu utilizei apenas três elementos... o tigre, o fundo, e os arranhados na parede. Mas caso você queira colocar mais coisas na sua edição, fique à vontade, o tamanho do documento é o limite! Hehe Mas lembre-se sempre de que os objetos dever ter a mesma tonalidade e luminosidade do que o restante da imagem... Não vale pegar algo apagado e jogar em um fundo vivo e deixar assim mesmo... A não ser que essa seja sua intenção!

O TAMANHO DO DOCUMENTO:

 Isso é bem importante! EU sempre digo: "É melhor fazer algo gigante e depois diminuir caso precise, do que fazer algo pequeno e se f*&%$ caso precise dele maior"... Não custa nada você criar um documento grande, 1280x720 no mínimo, por exemplo... Você tem mais liberdade de trabalhar, evita esse problema de precisar aumentar, e a imagem fica muito mais bonita depois, algo em alta definição é sempre mais bem visto do que aquela imagem pequenininha, em que o 100% de tamanho de visualização nem cobre toda a tela do seu PC...

O FORMATO DE SAÍDA:

 PNG. Esse é o formato, e mais nada a declarar! Haha... Mas caso você precise de algo leve e rápido, um JPEG ajuda ;)



Acho que essas são as principais dicas que eu poderia dar... O pessoal me pediu tutorial de "montagem", mas isso não é uma coisa geral em que eu pegue e faça uma vídeo aula e pronto, tá lá ensinando como fazer... Uma montagem varia totalmente de pessoa pra pessoa... o que eu ensinasse poderia não ser útil para um, como poderia ser muito útil para outro. Uma montagem tem INFINITAS possibilidades de ser feita, e nenhum tutorial poderia ensinar em alguns minutos como fazer tamanhas possibilidades. Mas como sempre, há algumas dicas gerais em que todas devem seguir para um bom resultado, e eu espero ter conseguido passar algumas dessas dicas à vocês.

 Quaisquer dúvidas, é só perguntarem aí nos comentários que eu respondo todas!

3 comentários :

Deixe seu comentário, crítica(Construtiva)ou sugestão ^^
*Não perca seu tempo xingando, ou fazendo comentários maldosos, pois eles serão deletados*