quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

4

Material Básico Para Começar à Desenhar

O pessoal curtiu bastante os desenhos que ando fazendo ultimamente e alguns pediram umas dicas, e até aulas do assunto... Vou dar hoje umas dicas sobre os materiais utilizados para desenhar, o básico para quem quer começar...

O PAPEL

O papel mais utilizado pra quem começa é o comum sulfite A4, aquele que é vendido em embalagens de 100, pedido pelas escolas para trabalhos e etc... Apesar do Papel CANSON ser mais apropriado para um desenho, comece a treinar em sulfite A4.
Existem vários tamanhos, e o comum é o A4. Quanto menor o número, maior a folha, por exemplo, o papel A3 é bem maior que o A4, e assim por diante.

    

Depois de arrumar o papel, vamos precisar de uma superfície para colocá-lo e começar à desenhar... Aconselho superfícies sólidas e extremamente lisas, como mesas de vidro, ou caso não tenha esse tipo de local, arrume algo com textura similar... O ideal é uma placa de acrílico, onde você prende a folha nas extremidades e tem total apoio e firmeza.



Agora que temos o papel e o local, precisamos dos materiais!!!

LÁPIS E GRAFITES

Pra esboçar nosso desenho precisamos de um lápis preto, de grafite, e o mercado oferece vários tipos e modelos... Explicando rapidamente:

Existem 2 categorias para lápis de escrever... Os lápis H e os lápis B.
e nessas 2 categorias, temos sub categorias, que vão de 9H até 9B, e um no meio "HB"
"Mas o que significa isso?"
Quanto mais H, mais duro e seco o grafite será, e quanto mais B, mais forte e mole...
Veja um exemplo de esquema com os tipos de grafite:


Caso você prefira, também existem grafites avulsos para lapiseira nessas categorias.

Devemos começar o esboço sempre com os H, e terminar o sombreado com algum B.


Os mais usado são esses da Faber Castell.

E pra apagar caso erre? Use uma BORRACHA PLÁSTICA, elas soltam menos farelo, e absorvem muito mais o grafite:

  


Sei que é bem mais cômodo usar um apontador normal pra apontar os lápis, mas se você quer ser um desenhista esqueça-os, você deve usar um ESTILETE. O estilete permite que você veja aonde o lápis precisa ser apontado, sem desperdiçar o grafite... Quem nunca pegou aquele lápis e apontou, mas a madeira sempre ficava torta na ponta? Pois é, com um estilete você não terá esse problema... Só não perca um dedo! 

  

Réguas? ESQUEÇA! Um bom desenhista deve treinar para fazer traços retos, a não ser que você vá medir margens e distâncias, mas fora isso, deixe-as de lado... um risco perfeitamente reto feito com uma régua no desenho tira toda a "magia" da obra...

CONTORNOS

Pra fazer um contorno de um desenho, ou até mesmo uma forma diferente de desenhar, podemos usar canetas próprias para isso, com tinta molhada... elas fazem um traço forte e marcante, disponível em várias espessuras

Uma das marcas mais utilizadas no gênero é a MICRON:


Deixe as canetas BIC para a escola!

COLORINDO O DESENHO

Existem várias maneiras de você colorir o seu desenho... Aquarela, Pastel, Canetas, Grafite, Carvão, Nanquim... mas o mais utilizado e recomendado pros iniciantes é o LÁPIS DE COR.
Uma simples caixa de 12 cores serve pra começar tranquilamente... e a marca vai do bolso de cada um. Os melhores no mercado para isso obviamente são os Eco Lápis da Faber Castell:

    

    

Existem diversos tipos e tamanhos, com várias opções em números de cores... As mais vendidas são essas acima, e é claro, sempre tem aquela caixa que é o sonho de todo mundo, como essas:





E pra finalizar, temos que limpar a sujeira, portanto tenha sempre um paninho, um trapo, qualquer coisa pra limpar =D

Na hora de guardar seus materiais, preocupe-se em guardar em um lugar que não quebre as pontas e os demais materiais sensíveis... Separe os lápis em um compartimento dos demais objetos, pois os "B" costumam manchar as coisas por terem um grafite mole...

E essas são algumas dicas que eu tenho pra passar à vocês.. espero que tenham curtido, e se tiverem alguma dúvida é só deixar aí nos comentários ;)


4 comentários :

  1. Gostei bastante!
    Ajuda de montão os iniciantes...
    Você vai continuar fazendo postagens tipo essas?

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Anis, vou sempre tentar atualizar com algumas dicas ;)
      Abraço

      Excluir
  2. nossa eu adorei
    eu antes usava lapis normal para desenha e agora eu começei a usar os H e os B e é uma grande diferença muito obrigada pelos ensinamentos deste conteudo

    um forte abraço

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica(Construtiva)ou sugestão ^^
*Não perca seu tempo xingando, ou fazendo comentários maldosos, pois eles serão deletados*