sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

2

Efeito de Texto em Gel no Corel Photo Paint

E aí pessoal, vou ensinar um efeito bem simples e bacana do Corel Photo Paint, o efeito de texto em gel...
Pra começar, abra o programa, escolha um fundo de sua preferência (escuro é melhor) e escreva algo de cor e fonte desejados:


Com o texto selecionado, vá em Efeitos> Textura> Plástico:


Deixe o Destaque e a Direção do jeito que preferir, mas é importante que a Suavidade esteja no 100:


Agora, com o efeito plástico aplicado, ainda com o texto selecionado, crie uma máscara de objetos nele (Ctrl+M)


Vá em Máscara> Contorno de Máscara> Expandir... Faça de uma largura razoável, no caso, usei 10 (Inspire-se na foto abaixo)


Dê OK, e vá lá em baixo na ala objetos, no canto direito da tela, e clique no ícone "Novo Objeto"


Com esse novo objeto selecionado, pinte dentro da máscara com a cor preta... Limpe a máscara (Ctrl+R)
Ficará assim:


Com o texto preto selecionado, lá na ala objetos, mude o seu modo de mesclagem de "Normal" para "Adicionar"... Mas você pode se perguntar "Mas sumiu???" Não exatamente, ele apenas se adicionou ao plano de fundo... Lembra que quando colocamos o odo de mesclagem de um objeto em modo Adicionar, seus pixeis escuros e pretos se tornar transparentes? Pois então...


Ainda com esse texto preto selecionado, aplique o efeito de Plástico que aplicamos no texto principal no início... só que dessa vez, diminua pela metade a suavidade:


Vejam que por causa da mesclagem Adicionar, somente o brilho do plástico ficou aparecendo em cima do texto...
Agora, vamos repetir o processo de selecionar o texto principal, criar máscara (Ctrl+M) Só que agora em ve de expandir a máscara, vamos Reduzir... Máscara> Contorno de Máscara> Reduzir;
Use o mesmo tanto que você usou ou escolha algo de sua preferência...


Faça o mesmo processo de criar um novo objeto e pintar de preto:


Mude também o modo de mesclagem desse novo objeto preto para Adicionar... Aplique o mesmo efeito de plástico utilizado anteriormente:


E está pronto!!! Como usamos o modo de mesclagem "Adicionar" pra fazer o efeito das bordas do texto, ele não aparecerá em fundos muito claros ou totalmente brancos:


Eele aparecerá em fundo mais escuros, ou preto:


E caso queira criar um texto em PNG, sem fundo, aborda plástica ficara com a cor preta, original, pois não há camadas de fundo para que o objeto se Adicione, mesmo estando em modo de adicionar...


Caso seja sua intenção fazer um texto sem fundo PNG, o jeito é selecionar a borda plástica preta, clicar 2 vezes no seu ícone da ala Objetos, e diminuir a transparência:


Espero que tenham gostado! =)
Quaisquer dúvidas deixem um comentário.




2 comentários :

  1. Amigo, quando eu chego na parte de ADICIONAR o meu texto não some ele fica branco e não da o efeito que vc ensina. O que eu estou fazendo de errado? Me ajuda pf.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o objeto que você está selecionado e tentando colocar a mesclagem de adicionar é justamente o texto preto... Quando um objeto é preto/escuro, e colocamos adicionar como mesclagem, não tem erro, ele fica transparente ;)

      Excluir

Deixe seu comentário, crítica(Construtiva)ou sugestão ^^
*Não perca seu tempo xingando, ou fazendo comentários maldosos, pois eles serão deletados*