quinta-feira, 26 de julho de 2012

3

Recriando as Logos de Novelas Parte 01- Chocolate com Pimenta

Olá, a um tempo atrás um arteiro teve a curiosidade de saber em como são feitos as logos das novelas, os processos, técnicas e etc, e pediu para que eu ensinasse.
Pois muito bem... Vamos começar com uma novela que eu particularmente gosto, Chocolate Com Pimenta.



A logomarca dessa novela é muito simples, porém muito bela. O seu estilo é retrô, para combinar com os aspectos em que se passa o tempo na novela.

O programa que usei pra recriar foi o Corel Photo Paint X5.

Vamos lá...
Primeiro de udo temos que criar a base. A base da logo é oval, então você pegando a ferramenta de Elipse, você deve criar um oval, na cor verde musgo, meio puxado pro marrom, mais ou menos como aí em baixo:


Feito o oval, vamos dar alguma sombra nele. Pegue a ferramenta de efeito Escurecer/Clarear, e configure para escurecer. Escola a ponta enevoada, e bem grande. Passe levemente na parte de baixo:


Agora, feito essa leve sombra, vamos criar a textura meio de "couro" que a base tem. Duplique o seu oval verde, e com a cópia dele selecionada, vá em Efeitos> Textura> Calçamento:


Configure para que fique com relevos grandes, como na figura abaixo:


Agora, depois de ter dado OK, clique 2 vezes no ícone da ala objetos que representa esse oval com a textura, e uma janelinha de suas propriedades vai surgir. Nessa janelinha, há uma barrinha de transparência que você vai deixar mais ou menos no 10.


Agora a base está com uma leve textura, idêntica à da logo original.
Agora vamos juntar esses dois ovais, formando um só. Segure Ctrl, e clique nos seus ícones na ala objeto, selecionando-os juntos, e clique lá em baixo no ícone de "Combinar Objetos", como mostra a imagem:


Agora é hora de criar os anéis dourados. Crie uma máscara de objetos no seu oval, apertando Ctrl+M:


Para criar o primeiro anel, vá em Máscara> Contorno de Máscara> Reduzir;


Assim, a máscara "vem" um pouco pra dentro, criando um espaço de onde o anel começa.
A largura, usei 7, use mais ou menos isso também, ou veja pela logo original o espaçamento entre a extremidade do oval verde com o primeiro anel.


Agora, vamos criar um objeto em branco, clicando no ícone "Novo Objeto", lá em baixo na ala objetos:


E com esse novo objeto em branco selecionado, pegue a lata de tinta (F) e pinte com um amarelo bem forte.
Limpe a máscara (Ctrl+R) e veja que você agora tem o seu oval verde, e um oval amarelo um pouco menor:


Para deixar só um anel, selecione o oval amarelo e crie uma máscara de objetos (Ctrl +M)
Use as mesmas configurações de Reduzir o contorno de máscara que usamos antes:


Para separar o anel do "miolo" que resta, aperte Ctrl+X e Ctrl+V... Veja que o anel agora é um objeto separado do restante do oval amarelo:


Delete o restante do oval amarelo e teremos o primeiro anel:


Para criar o segundo anel mais fino, duplique (Ctrl+D) o primeiro anel, e diminua-o um pouco. posicione ele ao centro (veja na logo original o tamanho e o distanciamento do segundo anel em relação ao primeiro)
Agora, crie uma máscara de objetos nesse segundo anel menor (Ctrl+M)
Use Máscara> Contorno de Máscara> Reduzir novamente, só que dessa vez, com menos pixeis, a fim de deixar só um fiozinho amarelo no centro do anel. (Mais ou menos 2 pixeis de configuração):


Aperte Ctrl+X e Ctrl+V para separar a parte mais fina do restante do segundo anel. Delete o restante e você terá um novo segundo anel, bem mais fino em relação ao primeiro:


Junte os dois anéis e combine-os, para torná-los um objeto só, como fizemos com os ovais verdes no início.
Agora vamos dar um aspecto de "dourado" nos anéis... Selecione o novo objeto, que são os dois anéis juntos, e vá em Efeitos> Textura> Plástico;


Não há uma configuração correta para eu lhes dizer, pois depende do tamanho do seu documento. Ajuste para que fique parecendo com o exemplo de baixo:
(Normalmente, use a intensidade no 1, a suavidade meio que na metade, e o destaque mais ou menos no 80)


Agora vamos criar as duas riscas que têm de enfeite na logo. Pegue a ferramenta Linha (L) e crie um risco com a mesma cor amarelo forte. Ajuste a largura da linha em 1 ou 2.

O tamanho dela você vê pelo exemplo abaixo. Ela "quase" deve encostar no anel mais fino.

Certifique-se de que todos os seus objetos estão bem centralizados, apertando Ctrl+Shift+A.

Centralize a linha usando os comandos acima, e duplique ela. A cópia dela, você arrasta lá pra baixo, deixando mais ou menos no mesmo lugar que a de cima ocupa:


Agora, com as linhas criadas, vamos criar, com a ferramenta Elipse, uma bolinha oval amarela, pra colocarmos no centro da linha. Feito uma, duplique e arraste na segunda linha. Assim você garante que as duas fiquem do mesmo tamanho...


Feito as duas bolinhas, e posicionado elas uma em cada linha, vamos criar aquele "triangulo" que fica dos lados da bolinha central na linha. Para fazermos ele, vamos utilizar a ferramenta Polígono.
Crie um, e duplique-o, criando 4 deles. Coloque-os em volta das bolinhas, em ima e em baixo:


Feito isso, selecione, na ala objeto, os objetos que correspondem às 2 linhas, as 2 bolinhas e os 4 triângulos, e combine-os formando 1 objeto só.


Aplique o efeito de plástico, o mesmo que aplicamos nos anéis:


Agora o próximo passo é criar a escrita. A fonte, eu não achei a mesma (Na verdade não procurei muito) Mas achei uma bem parecida, que se não me engano, já vem instalada no Windows, que é a
COLLONA MT

Ela é um pouco mais achatada que a fonte utilizada na logo original, e isso faz com que você deva comprimir a palavra com a ferramenta de seleção para deixá-la mais parecida com a da logo original.
Caso tenham ou achem uma fonte mais parecida, deixem o nome dela nos comentários.

Escreva "Chocolate" em cima, bem grande, e em baixo, o "com" bem pequeno, começando no "h" do "Chocolate". Depois escreva grande do lado do "com" o "Pimenta".

Veja que são todos bem alinhados com as linhas que criamos antes:


A cor do "Chocolate com" é aquele mesmo amarelo forte que usamos para os anéis e as linhas, e o pimenta, escolha um vermelho vivo. Com as palavras com suas devidas cores, selecione as 3 juntas na ala objetos e combine-as, a fim de transformá-las em apenas 1 objeto.


Aplique nas palavras o efeito de plástico, mas dessa vez, com uma Suavidade bem maior, e bem leve:


Aplique depois, um leve efeito de relevo nas letras, indo em Efeitos> Efeitos 3D> Relevo;



Agora, vamos criar uma sombra nas letras. Duplique o objeto que corresponde às letras,e pinte-o de preto:


Arraste, na ala objetos, as leras pretas em baixo das letras coloridas:


Agora, aplique nas letras pretas:
Efeitos> Desfocagem> Desfocagem Gaussiana;


Ajuste no 1 ou no 2, uma configuração bem leve. Depois de ter dado OK, coloque apenas 2 pixeis abaixo das letras coloridas. (Para andar 2 pixeis, ou 1 pixel de cada vez em qualquer objeto, apere 1 vez as teclas de direção do teclado)


Agora, se quiser, pode dar uns ajustes finais, como escurecer as beiradas dos anéis, escurecer a base das palavras e as linhas... 

RESULTADO:


É claro que não ficou muito igual. Como disse, a fonte não está muito semelhante, e o efeito de "dourado" que fiz nesse tutorial é bem simples em relação ao real efeito utilizado na logo original. Fora as luzes e os efeitos de relevo. Mas que ficou bonita, isso ficou, não é?

Espero que tenham gostado dessa primeira parte!!!
Alguma dúvida, é só perguntar nos comentários. Quero a opinião de vocês também.



3 comentários :

  1. Eu gostaria muito por favor de um banner:
    TEMA: Girls Music
    Cor: roxo
    Cor das lestras dentro: preto
    fora: branco
    enfeite: coração e brilhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Banner para blog tem o preço de R$20,00, e o pagamento é feito através de depósito bancário. Entrar em contato confirmando o pedido em wartepop_blog@hotmail.com

      Excluir
  2. Poderia fazer de beleza pura

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, crítica(Construtiva)ou sugestão ^^
*Não perca seu tempo xingando, ou fazendo comentários maldosos, pois eles serão deletados*