quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

3

Como Organizar o Template de um Blog?

E aí pessoal, um arteiro me pediu algumas dicas de como organizar um bom template para blog, e então vou dar uma ajudinha...

Antes de tudo, eu NÃO manjo de código HTML... Todo o template do W Arte Pop é modificado através do próprio Blogger. Os Gadgets são códigos HTML, mas eu coloco através do próprio Blogger também.

Começo de tudo

Você ao criar o blog deve ter em mente como quer que ele fique.
Você pode pegar um template Free e aplicar na estrutura HTML do blog recém criado, ou pagar por um personalizado... Caso não queira ou consiga nenhuma dessas opções, você pode criar um facilmente.

O Background

O Background, ou plano de fundo de um blog é essencial! O próprio Blogger oferece dezenas de opções à escolher no Design do Modelo:


Mas caso queira criar um personalizado (O que ocorre na maioria das vezes) preste muita atenção nas dicas abaixo:
  • Nunca utilize imagens com cores muito fortes ou que atormentem a visão de quem visita seu blog;
  • Gifs como Background? Abomine essa ideia!!! A pessoa vai ficar com dor de cabeça ao ver tanta coisinha se mexendo no fundo, que nem vai prestar atenção no seu blog em si.
  • A cor deve ser contraste com o restante, ou seja, Banner e Corpo do Blog claros, Background escuro, de preferencia, e vice versa, mas não que tudo escuro ou tudo claro fique ruim, vai depender muito da maneira que você utiliza as cores e do modelo do blog.
  • Utilize a boa definição. Apesar de ser apenas o fundo, não quer dizer que a imagem pode ser toda pixelizada e distorcida por ser pequena demais. Utilize o tamanho padrão ao criar o seu BG, de mais ou menos 1400 pixeis de largura, e altura à sua escolha. Mas cuidado com o peso, o Blogger suporta Upgrades de até 300 Kb, portanto, salve sua imagem em formato JPEG para evitar complicações.
Você pode também pegar Backgrounds prontos, no Google Imagens mesmo, se pesquisar achará vários de todos os tipos. Uma boa ideia que é bastante utilizada, é usar uma imagem pequena que quando repetida uma do lado da outra, formam um padrão, parecendo uma só, como esse exemplo:

  

O Tamanho do Blog

Você precisa definir a largura que o blog terá. O W Arte Pop usa a largura de 1200 pixeis, com a barra de Gadgets com 380 pixeis e o restante ´para o corpo de postagens. A partir da largura definida que você estabelece o restante dos elementos, como Banner e as imagens de título dos Gadgets.

O Banner

Ah, o banner... O cartão de visita do seu blog! Mas nem por isso que você vai colocar uns piscas piscas, algo psicodélico e poluído. A simplicidade com criatividade é a chave! Claro que se o seu BG for bem comportado, o Banner pode ser mais extravagante, afinal, o pessoal precisa olhar e achar bacana.

Prefira algo limpo, pois as pessoas precisam LER o nome do seu blog logo de cara, e não ficar procurando as letras em meio de tanta bagunça... Faça com que as palavras fiquem bem destacadas em relação aos outros elementos do banner e do background para que esse problema de "camuflagem" não ocorra.

Faça um Banner da mesma largura do blog, para que ele fique bem centralizado na hora do Upgrade.
E como não há limite de tamanho para o Banner, POR FAVOR, salve seu banner em formato PNG.

Coloque no banner o tema do seu blog, como cores, e alguns elementos, mascote (Original, é claro), e se quiser alguma frase de efeito ou bordão.
As mesmas dicas do BG também servem para o Banner. Sem poluição visual, algo limpo e bonito de se ver.

As Fontes

Algo muito importante do template de seu blog é a fonte utilizada nos textos e nos títulos...
Escolha uma fonte convencional, nada de colocar fontes que fiquem de difícil visualização, como por exemplo, fontes góticas, caligráficas ou de cores que se confundam com o plano de fundo. Caso contrário as pessoas nunca vão ler o que você escreve (Já é difícil prender a atenção de um leitor com uma fonte aconchegante, imagina se for uma fonte zuada?) 
E outra questão, use fontes de um tamanho médio. Muito pequeno ninguém lê e muito grande fica feio!
E nada de usar textos EsCRitOs AsSim, ou também escriitôoóss àassíimm... Deixe esse palavreado para o MSN, aqui a linguagem deve ser ao mesmo tempo de descolada e atual, CULTA! Portanto, nada de erros ortográficos. "Mas quer dizer então que eu não posso usar gírias?" Claro que pode! Mas escreva as gírias corretamente!

Os Gadgets

Algo que todo mundo gosta de por em blog é váaarios Gadgets de tudo quanto é tipo... Mas é claro que existem alguns que você nem deve sonhar em por, como por exemplo PLAYER DE MÚSICA! Não faça isso com seus leitores... 
Imaginem só, a pessoa entra em seu blog, na maior calma, e de repente começa a tocar uma musica do além que faz ela quase cair da cadeira de susto! É raiva do seu blog na certa!
Se você quiser mostrar seu gosto musical, ou se seu blog for exatamente sobre música ou algum cantor(a), banda e etc, faça uma playlist que tenha a OPÇÃO de executar, caso a pessoa queira ouvir, ela clica lá e tudo bem.

Existem também Gadgets interessantes e indispensáveis para o blog, como por exemplo, a caixinha de Curtir do Facebook. Atualmente a página de um blog no Facebook ajuda muito na divulgação, devido à facilidade de compartilhamento de conteúdo que o Face proporciona.

Coloque também uma caixa de pesquisa, que o Blogger oferece, e outro bastante importante, a caixa de seguidores do blog. É interessante também que você coloque as categorias de suas postagens organizadas em uma hierarquia ou em uma cloud:


Esqueça também esses Gadgets de animais que ficam mexendo e que precisam ser alimentados, daquele passarinho do Twitter que fica voando, e daquele que fica jogando estrelinhas através do cursor do mouse... E claro, muito cuidado caso queira mudar o cursor do mouse!

Outros Gadgets interessantes:
  • Caixinha de Follow do Twitter;
  • Posts Populares/Mais Visualizados;
  • Tradutor de Página para visitantes estrangeiros.

Parcerias

Uma das maneiras de conseguir várias visitas extras ao seu blog é conseguir parcerias de outros blogs que tenham o mesmo tema do seu. Para isso, tenha um bom Micro-Banner para divulgar o seu blog por aí.
Outra boa dica é mandar seu conteúdo para Agregadores de Links, como por exemplo, o OCIOSO.

Outras Dicas Adicionais

  • Como o Blogger tem opções limitadas, não há como alterar o fundo dos Nomes dos Gadgets. Mas você resolve isso criando mini faixas com o nome de seu Gadget personalizado, e adicionando ele como um próprio Gadget de imagem em cima do Gadget escolhido, assim você tem uma manipulação do template indireta, através de imagens apenas, e não estruturalmente...
  • Divulgue! Ninguém vai adivinhar o nome do seu blog, ou adivinhar o que você escreveu e postou... Por isso, tenha uma interação social para com seu blog, através de compartilhamento de links no Twitter, Agregadores de Links, e claro, uma indispensável página no Facebook para as pessoas curtirem e compartilhar o seu conteúdo.
  • Nunca pare de postar! Se você criou um blog, deve deixá-lo ativo! É como um animal de estimação que você adota e deve alimentar todos os dias para que não morra... Mantenha os seus leitores empolgados, poste conteúdo original e que chame a atenção, tenha um diferencial!


E é basicamente essas as dicas que eu tenho à dar pra vocês... Acho que deu pra dar uma boa "pincelada" em todos os assuntos. Eu espero que tenham curtido!
Deixem seus comentários e opiniões aí embaixo =)



3 comentários :

  1. Eu amei as dicas!
    Eu tenho um blog de MH,você já fez um banner pra mim quando atendia de graça,eu aprendi a fazer meus próprios layouts,veja se você acha que está poluído,ou cansativo e tal?É que eu acho seus lays lindos demais!
    Monster High in Brasil<<<<Meu blog ^.^
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Template muito bem feito Danininha! O único detalhe é a cor dos links, que estão difíceis de ver (Os azuis claros) De resto está tudo ótimo, parabéns!

      Excluir
    2. Ok!Obrigada pela dica!Você mexe em photofiltre?Se sim,faz tutoriais de montagem de foto.
      Beijos!

      Excluir

Deixe seu comentário, crítica(Construtiva)ou sugestão ^^
*Não perca seu tempo xingando, ou fazendo comentários maldosos, pois eles serão deletados*