quarta-feira, 18 de maio de 2011

2

Texto de Água no Adobe Photoshop

Neste tutorial de Photoshop vou ensinar como criar um texto líquido, é surpreendentemente fácil de fazer.

Primeiro de tudo temos de encontrar uma imagem que nós vamos colocar o nosso texto líquido. Eu usei a imagem de madeira abaixo (clique para uma versão maior).



Abra essa imagem de madeira como Background... Vá em Canais (Channels) e clique em "Criar Novo Canal"...



Vai ficar tudo preto mesmo, não se assuste... Agora escreva o que você quizer na cor branca. Escolha uma fonte não padrão, que pareça machada, meio diferente... Depois, pegue o pincel (Brushe, B) e faça pequenas manchinhas em volta do que você escreveu, como se fossem respingos de água... Veja a minha:



Agora vamos criar um mapa de deslocamento, para o efeito de vidro das seguintes etapas... Duplique o canal que você criou com o texto e as manchinhas. Vá em:

Filters> Blur> Gaussian Blur (Filtros> Desfocagem> Desfocagem Gaussiana)

Eu usei 4 pixel no ajuste, mas você pode ir até 7 se quizer...



Depois de feito isso, clique com o botão direito em cima do canal que você criou e Clique em "Duplicar Canal"... Mas ajuste assim:



Isso fará com que o canal que você criou fique independente de tudo o resto, um documento à parte. Pra que isso? Pra você poder salvá-lo como textura, que usaremos logo logo... Pra isso, salve o canal em formato PSD (Arquivo do Photoshop). Salve em uma pasta de fácil localização. Nomeie como "textura" por exemplo... Veja:



Bom depois de salvar essa textura, volte para o documento onde tem a madeira, os outros canais e tals...
Próximo passo: Volte para a ala "layers" (camadas) e duplique o fundo de madeira.
Agora, com a cópia selecionada, vá em:
Filters> Distort>  Glass.



As setas roxas indicam o ajuste, e a vermelha indica onde você em que clicar para abrir aquela textura à parte que você salvou...
Feito isso, dê ok.
A minha ficou assim:


Agora, voltando à ala Channels, segure ctrl, e clique em cima do canal com as leras e as manchinhas, mas é o canal que está sem o desfoque, ok? Isso vai criar uma máscara de seleção nele.
Depois disso, vooolte lá na ala Layers (Camadas) e crie uma nova camada clicando no botãozinho lá em baixo. Coloque essa nova camada entre o background original e o que esá com efeito vidro. Pegue o pincel e preencha a área de seleção com a cor preta.

Veja:

*Observe que a camada com o preenchimento preto não está entre os backgrounds por que eu queria que voces as vizualizassem, ok? Mas o lugar dela é entre os 2, então arraste ela pra lá, Assim:


Precisamos unir a camada de texto com a camada de vidro. Para fazer isso com o botão direito na camada com efeito de vidro e escolha "Create Clipping Mask"(Criar Máscara de Corte). Sua paleta de layers deverá ficar assim.



Agora selecione a camada que está o seu texto preto, e vá em:
Camadas> Estilos de Camadas> Chanfro e Entalhe;
(Layers> Layer Style> Bevel and Emboss)
Ajuste assim:

Se seu Adobe é em Inglês:


Agora vamos criar uma sombra no texo... Clique duas vezes sobre a camada onde está seu texto preto, e ajuste na janela que abrir:



Agora vamos dar um pouco de brilho externo, para dar destaques... Clique novamente duas vezes sobre a camada do texto preto, e selecione "Brilho Externo"...Veja as configurações que usei:



E agora um Brilho Interno...


Essas configurações que eu usei, não são exatas... Cada um usa a que achar mais bonito ou que combine melhor... Aqui está meu resultado final:



Gostaram? =D









2 comentários :

Deixe seu comentário, crítica(Construtiva)ou sugestão ^^
*Não perca seu tempo xingando, ou fazendo comentários maldosos, pois eles serão deletados*