sábado, 5 de maio de 2012

4

O Inventor do Photoshop

Já imaginou o mundo sem o photoshop? É claro que seria perfeitamente normal viver sem, mas o mundo que eu digo é mais especificadamente, a MÍDIA.

Todas aquelas capas de revistas, (principalmente de revistas masculinas!), propagandas, pôsters, flyers, anúncios, todos eles seriam totalmente diferentes se hoje não existisse essa incrível ferramenta...




O "nerd", digamos assim, que a criou para nós, foi o engenheiro de software estadunidense Thomas Knoll, nascido em Ann Arbor, Michigan. É conhecido por ter iniciado o estudo e o desenvolvimento do "Photoshop", junto de seu irmão, John Knoll. Hoje o Photoshop é de propriedade da Adobe, e Thomas foi diretor de criação do mesmo até a versão CS4 do software.


Thomas começou seu estudo em casa, programando em seu Macintosh Plus. Inicialmente era apenas um programa para abrir imagens em escalas cinzas. O programa chamou a atenção de seu irmão, e logo após ambos começaram a estudar sobre como seria um programa que abrisse imagens digitais, chamando-o de "Display".

Com a ajuda de seu pai, Thomas comprou seu Macintosh II, o primeiro a vir com monitor colorido, e então o programa foi reescrito para abrir imagens coloridas.  Até 1988, Thomas receava em lançar comercialmente o seu programa, com medo de não valer a pena. O nome "Photoshop" foi batizado por um amigo de Thomas.

John começou a ir atrás de empresas que se interessassem pelo software, e que o ajudasse à expandi-lo. Eles conseguiram atrair a atenção de uma empresa de scanners, chamada Barneyscan. Um acordo foi fechado, e uma versão com 200 cópias, chamada Barneyscan XP foi lançada.

Pouco tempo depois Jonh foi contratado pela Apple. O programa havia feito sucesso entre os engenheiros, e estes fizeram várias cópias e distribuíram pelos amigos (primeiro caso de pirataria de photoshop registrado) 

Em 1990, a Adobe comprou o software, e lançou a versão 1.0.


Atualmente é conhecido por Adobe Photoshop, e está na sua versão CS6 (22ª versão!!!)


Hoje digamos que toda comunicação visual depende dessa ferramenta maravilhosa que eu AMO...

Vejam alguns exemplos de incríveis manipulações de imagens:







FANTÁSTICO!

Temos é que agradecer ao Thomas e ao John, por nos proporcionar ais possibilidades.




4 comentários :

Deixe seu comentário, crítica(Construtiva)ou sugestão ^^
*Não perca seu tempo xingando, ou fazendo comentários maldosos, pois eles serão deletados*